Obra na Francisco Xavier de Oliveira integra a conclusão do Viaduto Pompeia

O trabalho continua

Empresa contratada pela Secretaria de Obras Públicas começou a fazer obras de drenagem na Rua Francisco Xavier de Oliveira, no Tatuquara, a partir do cruzamento com a Estrada Delegado Bruno de Almeida. Curitiba, 03/10/2018. Foto: Luiz Costa/SMCS
Empresa contratada pela Secretaria de Obras Públicas começou a fazer obras de drenagem na Rua Francisco Xavier de Oliveira, no Tatuquara, a partir do cruzamento com a Estrada Delegado Bruno de Almeida. Curitiba, 03/10/2018. Foto: Luiz Costa/SMCS

Empresa contratada pela Secretaria de Obras Públicas começou a fazer obras de drenagem na Rua Francisco Xavier de Oliveira, no Tatuquara, a partir do cruzamento com a Estrada Delegado Bruno de Almeida. O serviço começou nesta semana e vai se estender por um trecho de 440 metros até a cabeceira do Viaduto Pompeia.

A obra faz parte do conjunto de intervenções que a Prefeitura de Curitiba começou a fazer para construir as alças do Viaduto Pompeia e permitir o acesso à BR-116 para quem se desloca nos sentidos norte e sul. Além da drenagem, estão em andamento a sondagem na galeria de águas pluviais e o levantamento topográfico.

O projeto original do Viaduto Pompeia não previa alças para que a população acessá-lo e utilizá-lo com todas as possibilidades de deslocamento.

A Rua Francisco Xavier de Oliveira fará a ligação com o viaduto que leva ao Centro de Curitiba passando sobre a BR-116 e também terá acesso no sentido sul, em direção a Fazenda Rio Grande, por meio de uma das duas alças. A outra alça de acesso permitirá o retorno da Francisco Xavier de Oliveira para a Rua Francisco Warcheski, em direção ao bairro.

Depois das obras de drenagem, a Francisco Xavier de Oliveira terá nova pavimentação com asfalto de qualidade, será feita a contenção de alguns imóveis (devido à diferença de altura entre terrenos particulares e o passeio), sinalização da via, além de calçadas, meio fio, melhorias na iluminação e paisagismo.

Além da Rua Francisco Xavier de Oliveira, serão feitas obras de drenagem, pavimentação, calçadas, paisagismo, sinalização e iluminação em trechos das ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, e na ligação da Rua Francisco Xavier de Oliveira com a BR-116, no sentido sul. Ao todo serão revitalizados 1300 metros de vias.

Nos trechos onde for necessário, será refeita a rede de abastecimento de água e a de coleta e tratamento de esgoto, com o acompanhamento da equipe técnica da Sanepar. A companhia fará as ligações dos imóveis à rede e a relocação das redes de água e de esgoto na rodovia.

“Esta obra é uma antiga reivindicação da comunidade local e trará mais segurança ao tráfego do bairro e da rodovia. Além disso reduzirá consideravelmente os constantes congestionamentos na BR-116, com a eliminação do semáforo existente para permitir o retorno”, afirma o engenheiro Mario Padovani, da Secretaria de Obras Públicas.

Histórico

O viaduto ficou abandonado desde a conclusão, em setembro de 2015 pela Autopista Planalto Sul/Arteris, concessionária responsável pela BR-116.  A ligação com a BR, de responsabilidade da Prefeitura, não foi concluída pela gestão anterior.

Depois de tomar posse, o prefeito Rafael Greca solicitou aos técnicos da Prefeitura uma nova solução para a obra, a partir da implantação das alças de acesso. O projeto foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A empresa contratada pela Prefeitura para a execução das obras é a Venturi & Zen, que venceu a licitação. O prazo para a execução dos trabalhos é de 360 dias.

Link original:
http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-obra-na-francisco-xavier-de-oliveira-integra-a-conclusao-do-viaduto-pompeia/32224
03/10/2018 11:44:00

Deixe um comentário